Como agir com uma criança autista?


                                                Como agir com uma criança autista?
Saber como brincar acalmar quando se assustar até mesmo se comunicar com uma criança autista e despertar sua atenção são fatores importantes para que se mantém um bom relacionamento. 
O indivíduo autista ele tem resistência às mudanças são hipersensíveis e tem dificuldade com contato físico. Esse transtorno aparece em diferentes níveis portanto é um equívoco generalizar a condição das Crianças com o transtorno sendo preciso analisar caso por caso
Mesmo que uma pessoa não seja estudioso desse assunto só precisa Estar atento a determinar as características para saber como manter um contato amigável.
O professor de Psicologia Reginaldo Daniel da Silveira deixa algumas dicas abaixo que podem ajudar nesse assunto:
_ Para conversar com uma criança ou indivíduo autista mude sua voz e coloque um pouco de emoção nela isto ajuda
_ Para despertar a atenção dela aproveita os momentos em que ela está bem relaxada use estímulos criando ambientes físicos minimizando estímulos de distração como a luz e os sons exemplo imagens figuras de objetos e algumas paisagens podem facilitar a aproximação.
_Apesar de existir lojas especializadas que oferece pela internet produtos para atividades com crianças autistas o bom mesmo é que ela brinque com papel balde papelão e potes que pode muito bem ser usados como brinquedos porque a doença a criatividade da criança ou do indivíduo.
_ Ao contar histórias ao indivíduo principalmente crianças com autismo é preciso ter um repertório bastante diversificado com gestos olhares e tom de voz Esse pode ser um jogo bem divertido porque incentivar a concentração e quer se a linguagem favorece o vínculo.
O indivíduo autista é super hiper sensível sendo assim cuide com a intensidade da voz com gritos e até abraços procure estudar o que isso pode significar para criança tipo perceber que determinada a palavra incomoda explique palavra por palavra Tudo que você falar.
_ Quando a criança ,o indivíduo autista se assustar por algum motivo procure ver qual foi o motivo do de ter assustado vê se consegue liminar. 
   Se por um acaso ela de bater o saco do corpo a faixa objetos que possam machucar proteja a cabeça da criança pegue no colo ou deixo uma almofada ou até mesmo travesseiro sobre sua cabeça e para manter a calma faça umas massagens nas têmporas nos ombros e nas costas ou nos pés se for possível faz com que ela ouça uma música bem suave com gestos bem minuciosos.

Quando tiver necessidade de mudar a rotina

   O autista quase sempre tem resistência às mudanças então quando é modificado uma rotina essa mudança provoca um comportamento repetitivo para fazer essa mudança é preciso que apresenta sinais de transmissão objetos gestos entre outros uso timer uma campainha para criança se acostumar com a mudança de atividade se for uma mudança de um determinado lugar para o outro lugar é bom É aconselhável que se explica exatamente quando e para onde está indo.
   Manter os objetos os brinquedos a vida das crianças autistas porém longe para que elas não consiga pegar os pois só assim pode-se manter um convívio entre elas porque elas precisarão de um adulto para conseguir o que quer e sendo assim Terá que se comunicar.
   Segundo o especialista estudos recentes como o da Universidade de Missouri  constataram que a presença de animais de estimação a crianças autistas através de contato pode melhorar o tratamento desse transtorno. Entre os diversos ganhos com o contato de animais aponta-se a melhoria na socialização , na redução do isolamento, estilo de afeição e Prazer, da aprendizagem e Na expressão de sentimentos e confiança, e na melhora do humor.

A ONU decretou o dia 2 de Abril como dia mundial de conscientização do autismo, porquê? Porque ainda existe preconceito em relação ao autismo.



Veja também:

INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DOWN




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autismo , causas, sinais e tratamento.

Pessoa com deficiência, necessidades especiais-